Patrimônios do Paladar

Por Padaria Estrela. Arquivado em Direto do Forno  |  
  TOP del.icio.us digg

Tem coisas que só gaúcho fala. Outras que só os pelotenses e alguns privilegiados entendem e apreciam: Vovó Sentada e Dentinhos de Moça é ao que me refiro. Orgulhosamente exalto – nestes dias em que Pelotas celebra seu patrimônio – os biscoitos que fizeram a história e são a marca da Padaria Estrela.

São 64 anos de saberes e modos de fazer inconfundíveis. Reconhecida como Instituição Emérita no Bicentenário da Princesa do Sul, nossa arte de produzir alimentos também reflete a identidade cultural de nossa cidade.

Se os doces pelotenses têm selo de procedência e são considerados patrimônio imaterial, nossos biscoitos e bolachas estão gravados na memória e no coração de quem os consumiu ao menos uma vez. Desculpem-me a falta de modéstia!

Talvez a leveza e a crocância possam ser suas características mais apreciadas e justificar o sucesso que ultrapassa seis décadas. Haveria algum segredo na receita? Difícil crer…  Os ingredientes que os compõem não vão além de farinha, água, gordura, sal, açúcar e dão origem a um “sem” número de outras misturas.

O segredo está na mão. Está na mão que escolhe. Que mistura. Que transforma. Que amassa e que assa. Todos fazendo o melhor, mas cada um colocando sua mão e seu talento há gerações. É esse o grande lance: a produção artesanal, o transmitir do know how, fazendo do ofício uma arte.

Deixe um comentário